3/19/2025

5 perguntas que nunca pensou fazer sobre a bioenergia avançada

A bioenergia avançada é uma das soluções mais sustentáveis para a produção de energia, mas o conceito pode parecer difícil de compreender. Assim, a Associação de Bioenergia Avançada responde a perguntas essenciais sobre esta fonte energética, explorando as suas vantagens e como a mesma pode contribuir para um futuro mais sustentável.

Mas, primeiro, o que é a bioenergia avançada?

Dá-se o nome de bioenergia a toda a energia proveniente de biomassa sólida, líquida ou gasosa, ou seja, de matéria orgânica de origem vegetal e animal - isto inclui os biocombustíveis avançados e o biometano. A bioenergia é utilizada para produzir combustíveis sustentáveis, eletricidade e calor. Em comparação com as fontes de energia convencionais, a bioenergia avançada apresenta inúmeras vantagens para o meio ambiente e para a própria economia de um país, uma vez que é proveniente de resíduos.

Os biocombustíveis avançados são produzidos a partir de matérias-primas residuais, tais como resíduos urbanos, domésticos, industriais, agrícolas e florestais; como é o caso dos óleos alimentares usados, resíduos de palha, molhos fora de prazo, borras de café, algas, lamas de ETAR, entre outros. No entanto, ao contrário dos biocombustíveis convencionais (ou de primeira geração), os biocombustíveis avançados não recorrem ao cultivo agrícola, sendo, por isso, mais sustentáveis, amigos do ambiente e favoráveis à economia circular.

1️⃣ A bioenergia avançada é realmente sustentável?

A bioenergia avançada é considerada uma solução energética sustentável porque utiliza resíduos orgânicos, que são recursos renováveis.

Nos últimos anos, os biocombustíveis foram responsáveis por mais de90% da redução de emissões de CO₂ na mobilidade portuguesa. Embora este valor já seja, por si, admirável, há que olhar para o potencial que os biocombustíveis avançados têm a longo-prazo, uma vez que possibilitam uma redução entre 84% e 97% de CO₂ emitido.

2️⃣ A bioenergia avançada afeta o desempenho do meu carro?

Não, a bioenergia avançada não estraga o desempenho do seu carro. Na verdade, os biocombustíveis avançados podem ser usados nos motores de veículos sem afetar negativamente o desempenho. Os veículos que utilizam misturas de biocombustíveis avançados, como o biodiesel ou bioetanol, não causam problemas de desempenho. Além disso, estas soluções têm uma queima mais limpa, o que contribui para a redução das emissões poluentes.

3️⃣ Os biocombustíveis avançados já estão disponíveis nas bombas de abastecimento?

A bioenergia avançada está mais perto de si do que pode pensar. Sempre que abastecemos os nossos veículos nos postos de abastecimento, os combustíveis fósseis têm uma incorporação de biocombustíveis. O bioetanol, por exemplo, é misturado com a gasolina, enquanto o biodiesel é misturado com o gasóleo, contribuindo para uma menor emissão de gases de efeito estufa.

Os postos de abastecimento geralmente identificam essa mistura com autocolantes ou indicações nas bombas, informando os consumidores sobre a quantidade de biocombustível presente. Por exemplo, se vir um autocolante “B7”na sua bomba de gasóleo, significa que o combustível que irá abastecer o seu veículo tem uma incorporação de 7% de biocombustíveis.

Além de promoverem a redução da dependência energética de Portugal, os biocombustíveis estão também prontos para serem incorporados nos combustíveis fósseis, sendo a forma mais eficaz para uma mobilidade sustentável, já que permitem uma transição energética eficaz nos transportes sem exigir a aquisição de novos veículos. Ou seja, é possível mover os veículos portugueses já em circulação de forma sustentável, contribuindo assim para a descarbonização dos setores com mais emissões poluentes, como é o caso dos transportes pesados.

4️⃣ Quais são as vantagens económicas da bioenergia avançada?

O potencial dos biocombustíveis avançados estende-se à economia, uma vez que o desenvolvimento desta indústria em Portugal representaria uma maior recolha de resíduos. Simultaneamente, mais produção e comercialização significam mais emprego e o posicionamento de Portugal como um líder europeu no setor dos biocombustíveis sustentáveis.

Paralelamente, o parque automóvel português, que é bastante envelhecido, que precisa de soluções sustentáveis, para que Portugal consiga atingir a neutralidade carbónica em 2050 e cumprir com as suas metas. É essencial que todos possam fazer parte da solução e, por isso, são necessárias soluções acessíveis a todos, e economicamente viáveis, daí a necessidade do mix energético.

5️⃣ A bioenergia avançada é viável em Portugal?

Sim. Portugal tem um grande potencial para o desenvolvimento da bioenergia avançada devido à abundância de resíduos. De acordo com o relatório semestral da ABA, a produção nacional de biocombustíveis avançados registou uma recuperação significativa em 2023, com um aumento de 7% em comparação com o ano anterior, após um período de declínio. O primeiro trimestre de 2024 revela uma tendência de crescimento, fortemente alicerçada nas metas estabelecidas para os horizontes 2030 e 2050, assim como no Plano de Ação para o Biometano aprovado no início deste ano.

A bioenergia avançada é uma das soluções mais promissoras para enfrentar os desafios energéticos e ambientais do futuro. Quando apostamos em fontes energéticas eficientes e sustentáveis, podemos reduzir a nossa dependência de combustíveis fósseis, combater as alterações climáticas e criar um sistema energético mais verde e autossustentável.