Estamos atentos aos números. O nosso objetivo é que sejam sempre melhores e reflitam a transformação da indústria energética necessária a um futuro renovável.
De energia renovável (em teor energético) nos transportes em 2025
De redução de emissões em 2025, tendo como objetivo que mais de 10% seja com o contributo dos biocombustíveis avançados
Estimadas, de biocombustíveis avançados produzidos no início de 2020, ultrapassando os convencionais em cerca de 90.000 toneladas
De CO2 emitido por metro cúbico, face a 3456 kg de CO2 emitido pelo diesel
Dá-se o nome de bioenergia a toda a energia proveniente de biomassa sólida, líquida ou gasosa, isto é, de matéria orgânica de origem vegetal e animal. A bioenergia é utilizada para produzir combustíveis, eletricidade e calor. Em comparação com as fontes de energia convencionais, a bioenergia apresenta inúmeras vantagens para o meio ambiente e para a própria economia de um país.
Biodiesel Convencional
Biodiesel Avançado
Os biocombustíveis avançados são produzidos a partir de resíduos, tais como resíduos urbanos, resíduos domésticos, resíduos industriais, resíduos agrícolas e florestais. Ao contrário dos biocombustíveis convencionais, os biocombustíveis avançados não competem pelo cultivo de produtos alimentares, não fazem disparar o preço dos alimentos e não implicam o desmatamento, sendo por isso ainda mais sustentáveis, amigos do ambiente e favoráveis à economia circular.
O processo de produção de biocombustíveis avançados começa com a recolha de resíduos domésticos e industriais, tais como óleos alimentares usados, resíduos sólidos, biomassa, glicerina, entre outros. Estes resíduos são depois transportados para instalações de tratamento residual. As matérias-primas daí resultantes – e que incluem gorduras animais, resíduos alimentares, bagaço, microalgas, oleínas, entre outras – são então selecionadas e encaminhadas para as biorrefinarias, onde são transformadas em biocombustíveis avançados líquidos e gasosos. Finalmente, são transportadas para postos de abastecimento, aeroportos e portos marítimos através de camiões-cisterna, gasodutos ou oleodutos. Cada veículo que consuma biocombustíveis avançados está a contribuir para um ambiente mais saudável e para uma economia mais verde.