Por um mundo melhor

Um só litro de óleo alimentar polui cerca de um milhão de litros de água.

Não despeje óleos alimentares usados no lava-loiça.

Por um mundo melhor

Opte por abastecer o seu veículo com biocombustível avançado

O biocombustível avançado reduz em cerca de 90% as emissões, comparado com o gasóleo.

Estamos atentos aos números. O nosso objetivo é que sejam sempre melhores e reflitam a transformação da indústria energética necessária a um futuro renovável.

O nosso objectivo é

14%

De energia renovável (em teor energético) nos transportes em 2025

50%

De redução de emissões em 2025, tendo como objetivo que mais de 10% seja com o contributo dos biocombustíveis avançados

240Mton

240K

Estimadas, de biocombustíveis avançados produzidos no início de 2020, ultrapassando os convencionais em cerca de 90.000 toneladas

489kg

De CO2 emitido por metro cúbico, face a 3456 kg de CO2 emitido pelo diesel

Por um mundo melhor

Saiba mais, faça mais

O que são óleos alimentares usados

Todo o óleo que utiliza em casa para cozinhar é considerado óleo alimentar usado: óleo de fritura, óleo de conservas, azeite, óleo de girassol, de soja, palma e colza. Lembre-se de que o oleão só se destina a óleo de origem alimentar e não de origem mineral ou sintético.

1 / 5
Por um mundo melhor

Saiba mais, faça mais

Um litro de óleos alimentares usados polui cerca de um milhão de litros de água?

Os óleos alimentares usados que tem em casa (óleo de frituras, óleo de conservas, molho de assados, etc) podem ser aproveitados e valorizados na produção de biocombustíveis avançados. Deitá-los diretamente para o lava-loiça não só polui e danifica os sistemas de tratamento das águas residuais como representa um desperdício de matéria-prima com potencial para ser reaproveitada.

2 / 5
Por um mundo melhor

Saiba mais, faça mais

Porquê aproveitar os óleos alimentares usados?

O impacto ambiental associado ao despejo dos óleos alimentares usados é extremamente nocivo. Além disso, estes resíduos poderão ser utilizados na produção de biocombustíveis avançados. Por isso, ao utilizar os oleões estará a contribuir não só para a preservação do meio ambiente como para a produção de energia renovável e, consequentemente, para o sucesso da economia circular.

3 / 5
Por um mundo melhor

Sabia mais, faça mais

Como reciclar os OAU?

A tarefa é simples: coloque o óleo usado em garrafas de plástico com a ajuda de um funil. Feche bem para evitar derrames e identifique o conteúdo. Quando a garrafa estiver cheia, coloque-a num oleão próximo ou entregue-a num supermercado aderente. Consulte o site da APA para localizar os oleões disponíveis no seu concelho.

4 / 5
Por um mundo melhor

Sabia mais, faça mais

Contribua para uma causa comum

Atualmente a recolha de OAU em Portugal ainda é bastante reduzida. Em 2018, das 154 mil toneladas de óleo alimentar que circularam no mercado, apenas cerca de 74 mil foram recolhidas. Ao reciclar os OAU está a contribuir para um país mais limpo, sustentável e economicamente mais forte. Adira a esta iniciativa e passe a palavra!

5 / 5
Saber Mais

O que é a Bioenergia

Dá-se o nome de bioenergia a toda a energia proveniente de biomassa sólida, líquida ou gasosa, isto é, de matéria orgânica de origem vegetal e animal. A bioenergia é utilizada para produzir combustíveis, eletricidade e calor. Em comparação com as fontes de energia convencionais, a bioenergia apresenta inúmeras vantagens para o meio ambiente e para a própria economia de um país.

Vantagens da Bioenergia

Sustentável

Renovável

Reduz a emissão de gases

Reduz as importações

Reduz a dependência energética

Contribui para a economia circular

Comparação entre Biocombustivel Convencional e Avançado

Redução de Emissões CO2 face ao diesel

50%

Biodiesel Convencional

83%

Biodiesel Avançado

Evolução anual de produção de biodiesel

Unidade: Toneladas
Fonte: LNEG/ENSE

Comparação de emissões entre combustíveis

* Etanol de outros cereais excluindo o milho (resíduos de exploração florestal como combustível de processo em central de PCCE)
Unidade: gCO2eq/MJ
Fonte: Diretiva (UE) 2018/2001 do Parlamento Europeu e do conselho de 11/12/201
Relatórios EDP - Média de 2017 e 2018

O que são Biocombustiveis avançados?

Os biocombustíveis avançados são produzidos a partir de resíduos, tais como resíduos urbanos, resíduos domésticos, resíduos industriais, resíduos agrícolas e florestais. Ao contrário dos biocombustíveis convencionais, os biocombustíveis avançados não competem pelo cultivo de produtos alimentares, não fazem disparar o preço dos alimentos e não implicam o desmatamento, sendo por isso ainda mais sustentáveis, amigos do ambiente e favoráveis à economia circular.

Resíduos
agrícolas
Resíduos
florestais
Resíduos
industriais
Estrume
Algas
Resíduos
urbanos
Óleos
alimentares
usados
Ver Mais

O ciclo dos biocombustíveis avançados

O processo de produção de biocombustíveis avançados começa com a recolha de resíduos domésticos e industriais, tais como óleos alimentares usados, resíduos sólidos, biomassa, glicerina, entre outros. Estes resíduos são depois transportados  para instalações de tratamento residual. As matérias-primas daí resultantes – e que incluem gorduras animais, resíduos alimentares, bagaço, microalgas, oleínas, entre outras – são então selecionadas e encaminhadas para as biorrefinarias, onde são transformadas em biocombustíveis avançados líquidos e gasosos. Finalmente, são transportadas para postos de abastecimento, aeroportos e portos marítimos através de camiões-cisterna, gasodutos ou oleodutos. Cada veículo que consuma biocombustíveis avançados está a contribuir para um ambiente mais saudável e para uma economia mais verde.