O transporte é um dos setores com mais impacto carbónico no ambiente, sendo responsável por cerca de 20% do total de emissões de CO2 na Europa. O recurso a combustíveis fósseis para a mobilidade, sobretudo nos transportes pesados e de mercadorias, é um fator de grande pressão a nível ambiental - tanto pela exploração de recursos naturais finitos, como pela combustão poluente para o meio.
Por isso, é urgente discutir e definir medidas para mudar este cenário. O mercado dos biocombustíveis e dos combustíveis verdes está a crescer como resposta à descarbonização, e é fundamental continuar a investir nestas alternativas sustentáveis para a transição energética dos transportes.
Mas o que é que já está a ser feito nesse sentido? Que projetos estão a liderar a descarbonização? Que medidas podem ser implementadas? Que entidades devem liderar novas estratégias? E qual o papel dos decisores políticos nesta transição energética?
Para responder a estas e outras questões, a ABA promove, em coordenação com a EBB e EWABA, a 1ª conferência europeia B+Summit, a decorrer em Lisboa entre os dias 26 e 28 de abril.
Com presença de oradores de referência internacional, o evento será palco de diferentes mesas-redondas e palestras, abrindo ainda espaço para expositores e momentos de networking, numa estratégia conjunta para elevar o debate sobre o papel dos biocombustíveis e dos combustíveis verdes na descarbonização da mobilidade europeia, em linha com as metas e iniciativas definidas, legislação, tal como a REDII e preservação do ambiente.
Ana Calhôa, Secretária-Geral da ABA, refere que “a 1ª conferência europeia B+ Summit deve ser um espaço de debate sobre os caminhos percorridos por diferentes entidades, produtores, fabricantes e outros operadores, e as oportunidades que existem nesta missão de descarbonizar os transportes”.
Ao longo de três dias, a conferência traz a palco representantes e entidades de destaque na transição energética dos combustíveis fósseis para biocombustíveis e outras fontes verdes, fabricantes automóveis e organizações que trabalham na sensibilização da sociedade civil e poder decisor para o tema, como António Costa Silva (Ministro da Economia e do Mar), Ana Fontoura Gouveia (Secretária de Estado da Energia e do Clima), António Zorrinho (Deputado Parlamentar Europeu), ATROP, ANTRAM, APETRO, ARP, Galp, Prio, LNEG, ENSE, International EnergyAgency (IEA) Bioenergy, BP, eFuel Alliance, entre muitas outras.
Em conclusão, Ana Calhôa refere ainda que “é fundamental olhar para os casos-exemplo a nível nacional e além-fronteiras, bem como as lições aprendidas, para continuarmos a fomentar a transição energética de forma concertada, trazendo entidades locais, governamentais e internacionais para o centro da discussão e da tomada de decisão por uma mobilidade sustentável”.
A agenda para o evento, a decorrer no Centro de Congressos do Estoril, já está disponível, com confirmação dos principais oradores. Até dia 14 de abril, os bilhetes early bird estão disponíveis a preço especial.