A bioenergia avançada é muito mais que um conceito técnico ou uma solução alternativa no setor energético: é uma abordagem prática e sustentável para enfrentar os desafios ambientais globais e as alterações climáticas, ao mesmo tempo que promove a economia circular. No entanto, existem vários mitos que ainda circundam esta solução energética. A Associação de Bioenergia Avançada esclarece-os através da promoção da literacia energética, demonstrando como a bioenergia avançada pode ser uma das chaves para o futuro sustentável.
A bioenergia avançada utiliza resíduos que, de outra forma, seriam desperdiçados, como óleos alimentares usados, gorduras animais, borras de café ou molhos fora do prazo, para produzir biocombustíveis e outras formas de energia limpa. Esta solução promove a transição para uma economia circular, ao transformar resíduos em recursos valiosos, reduzindo a poluição e as emissões de carbono.
Ana Calhôa, Secretária-Geral da Associação de Bioenergia Avançada (ABA), explica que “a bioenergia avançada não é apenas uma alternativa, mas uma solução prática e viável que cria valor a partir de resíduos, protege o ambiente e acelera a transição energética”.
É comum pensar que o óleo alimentar usado não tem valor e pode simplesmente ser descartado. No entanto, um só litro de óleo usado é capaz de poluir um milhão de litros de água, alerta a Agência Portuguesa do Ambiente. Felizmente, estes resíduos podem ser transformados em biocombustíveis avançados se descartado de forma adequada em oleões.
Outro mito frequente é a ideia de que a produção de bioenergia avançada compete com a agricultura e a produção de alimentos. Ao contrário dos biocombustíveis de primeira geração, os biocombustíveis avançados são criados exclusivamente a partir de resíduos, eliminando esta concorrência direta e tornando o processo sustentável.
Os biocombustíveis avançados são projetados para serem eficientes e sustentáveis sem comprometer a performance dos motores. Além disso, podem ser integrados diretamente nas infraestruturas já existentes de abastecimento e transporte, sem necessidade de investimentos adicionais.
Os avanços tecnológicos provaram que os resíduos geram energia suficiente para fazer a diferença. Desde a redução entre 84% a 97% das emissões de gases de efeito de estufa até ao fornecimento energético global, a bioenergia avançada tem um papel crucial no desenvolvimento de um mix energético mais limpo e equilibrado.
A bioenergia avançada é fundamental para descarbonizar setores como o dos transportes e da indústria, o que promove uma transição energética justa e inclusiva, e reduz a dependência de combustíveis fósseis, contribuindo para um mundo mais sustentável.
A Associação de Bioenergia Avançada continua a apostar na literacia ambiental, esclarecendo dúvidas e promovendo a confiança na bioenergia avançada como um dos pilares de uma economia circular que beneficia as pessoas e o ambiente.