6/28/2023

Entrevista ABA: “Esperamos ter construído uma plataforma de trabalho comum a todas as entidades europeias, onde aprendemos e evoluímos em conjunto”

A 1ª edição da conferência europeia B+ Summit, dedicada à descarbonização do setor dos transportes e desenvolvimento de combustíveis verdes, decorre em Lisboa entre 26 e 28 de abril. Fique a conhecer mais sobre o evento nesta entrevista com Emanuel Proença, Presidente da ABA, uma das três entidades promotoras da cimeira além da EBB e EWABA.

O que motivou a organização do evento 1st European B+ Summit?

sabemos que o setor dos combustíveis verdes ainda não tem o mesmo espaço na discussão que outras soluções de transição energética. Sabemos também que essas mesmas soluções não são "grande coisa" a descarbonizar a mobilidade pesada. 

É este espaço que queremos conquistar para os biocombustíveis e outros combustíveis verdes com a conferência B+ Summit. Não é possível manter um discurso preso às ideias do passado: a realidade é que mais de 90% da descarbonização na Europa tem sido feita com recurso a estes combustíveis, e a tecnologia e o ambiente social atuais permitem-nos dar o merecido destaque a estas alternativas.

Utilizar diferentes soluções que levem mais moléculas verdes aos motores de combustão, nos transportes rodoviários hoje em circulação, é possível e com estes combustíveis verdes podemos chegar a descarbonizar frotas inteiras em poucas semanas, mantendo os requisitos de serviço ao cliente, de carga, etc.

Temos muitas oportunidades para explorar e isso só é possível se a Europa desbloquear os obstáculos criados ao longo de décadas na legislação de combustíveis muito rígida, incluindo tanto leis como regulamentação, para nos permitir reduzir a pegada da mobilidade e tornar a Europa mais competitiva em termos de circularidade e ambiente. 

Por que motivo escolheram Portugal para receber esta 1ª edição?

Porque não Portugal? Esta contra-pergunta é essencial, a verdade é que, nesta época, é o sítio ideal para se estar. Lisboa é uma capital virada para o mundo e a zona do Estoril tem todas as condições para acolher uma cimeira com esta dimensão. Enquanto associação que apoia sobretudo entidades nacionais, a ABA quer reforçar esta posição.

Além disso, Portugal tem feito um grande avanço na utilização de moléculas verdes para a descarbonização de diferentes setores: estamos na frente europeia, na realidade. Somos bons produtores da 1ª vaga de combustíveis verdes e queremos desenvolver ainda mais as novas fases destas fontes de energia sustentáveis. 

Há Câmaras Municipais cujos veículos já funcionam com base nestes combustíveis, outros donos de grandes frotas de camiões e autocarros que os usam no seu transporte. Temos players importantes, desde a produção à comercialização, que já mostram na prática o que se poderá fazer em maior escala - e é importante que tanto os legisladores como os intervenientes deste setor noutros países europeus vejam que tudo isto não só é possível como já está a acontecer. 

Na visão da ABA, quão importante é o trabalho conjunto dos Estados membros e players na indústria para descarbonizar o setor do transporte europeu?

O caminho político e de transformação económica só se faz pela participação cívica, que faça valer a sua opinião com dados e factos. Em conjunto, as associações estão a ajudar a construir melhores respostas para a sociedade, para a política e para a  economia atual - e as que representam a eletricidade e a mobilidade elétrica fizeram-no muito bem ao longo dos últimos 20 anos. 

Para gerar movimento e conseguir uma representação adequada deste setor, temos também de nos movimentar: e a melhor forma de o fazermos é trabalhando em conjunto. A nossa indústria também tem os seus desafios, momentos de competição e discordância, mas há sobretudo casos de sucesso que mostram que, em conjunto, tudo traz melhores resultados (e mais rápidos). Queremos mostrar que, ao defender interesses comuns em conjunto, podemos explorar um cenário favorável, com soluções que respondem às exigências e necessidades da sociedade e do ambiente. 

Que resultado esperam alcançar com a conferência B+ Summit?

No final do B+ Summit, esperamos ter construído uma plataforma de trabalho comum a todas as entidades europeias, criando uma base de discussão e informação sólida sobre este tema onde aprendemos e evoluímos em conjunto. Sobretudo, queremos lançar uma plataforma de entendimento que se estenda para fora das associações e das empresas, contribuindo para que a mensagem sobre a transição energética com recurso a combustíveis mais sustentáveis seja ouvida e compreendida por mais gente. E, por fim, queremos que esta vontade seja vista e sentida no nosso Manifesto B+, que será assinado na Conferência, e onde defendemos em conjunto os princípios fulcrais para apoiar um caminho de oportunidades, envolvimento e desenvolvimento para a descarbonização dos transportes. 

Com presença de entidades, decisores, deputados europeus e outros representantes da indústria, a agenda do B+ Summit é enriquecida com a participação nacional e estrangeira.