4/17/2023

Entrevista EBB: “Só através da união de forças poderemos assegurar que a União Europeia está no caminho certo para travar as emissões dos transportes pesados”

Lisboa acolhe a 1ª edição da conferência europeia B+ Summit, dedicada à descarbonização do setor dos transportes e desenvolvimento de combustíveis verdes. Fique a conhecer mais sobre esta cimeira na entrevista com Xavier Noyon, Secretário-Geral da EBB - European Biodiesel Board, uma das três entidades promotoras do evento.

O que motivou a organização da primeira European B+Summit?

Neste momento, os standards europeus de CO₂ para os veículos pesados encontram-se em processo de revisão, com um plano ambicioso para reduzir as emissões em 90% até2050. Os biocombustíveis sustentáveis como biodiesel (FAME e HVO), neste momento os maiores contribuidores na redução de emissões na frota existente, têm o potencial de responder a este desafio graças à sua compatibilidade imediata com os veículos em circulação. Decidimos organizar a primeira European B+ Summit porque, à medida que o processo legislativo europeu avança, é crucial discutir como melhorar a proposta atual, e o aumentar o potencial de elevar ouso de misturas de biodiesel mais ricas, como B20, B30, B100 ou HVO, até 100%,de modo a reduzir significativamente as emissões dos transportes rodoviários.

Por que motivo escolheram Portugal para receber esta 1ªedição?

Portugal é um dos países que lidera a descarbonização do transporte, com excelentes exemplos a seguir, e uma vibrante indústria de biocombustíveis produzidos a partir de todo o tipo de fontes sustentáveis. Além disso, a EBB tem uma ótima relação com duas associações portuguesas neste setor (ABA e APPB), pelo que para nós foi muito natural trabalhar num evento a esta escala em Portugal. O bom tempo, a gastronomia e o espírito acolhedor contribuíram para tornar o Estoril num local ainda mais apetecível para receber esta conferência.

Na visão da EBB, quão importante é o trabalho conjunto dos Estados membros e players na indústria para descarbonizar o setor do transporte europeu?

Bastante importante! O transporte é um dos poucos setores na Europa cujas emissões continuam a aumentar. Neste momento, a descarbonização parece distante e difícil de alcançar. No entanto, ainda é possível inverter esta tendência, mas apenas se a União Europeia reconhecer o potencial que o B+, HVO, e outros combustíveis renováveis têm enquanto solução acessível e imediata. Tendo issoem mente, desenvolvemos o Manifesto B+, com medidas essenciais e um apelo à ação de legisladores, players da indústria e outras entidades do setor do transporte e da logística. Só através da união de forças poderemos passar uma mensagem mais forte e assegurar que aUnião Europeia está no caminho certo para travar as emissões dos transportes pesados.

Que resultado esperam alcançar com a conferência B+Summit?

Estamos entusiasmados por receber players cujos interesses e preocupações se alinham com as nossas, criando um espaço de partilha e debate sobre diferentes tópicos, incluindo os usos de B+, entidades pioneiras no seu uso, casos de estudo e enquadramentos reguladores necessários.  Estamos confiantes de que um diálogo produtivo e construtivo entre mercado e legisladores, num ano crucial para a definição de regulamentação, pode definir o futuro do setor dos transportes na UE e responder às metas de descarbonização definidas.

Consulte a agenda completa do B+ Summit, participe na conferência e aproveite para conhecer a perspetiva de diferentes entidades e representantes da indústria sobre a descarbonização dos transportes pesados.