6/28/2023

Entrevista EWABA: “Não existe uma solução única para descarbonizar a totalidade dos transportes. Todas as tecnologias sustentáveis têm um papel importante para alcançar o objetivo de emissões zero”

A cimeira europeia B+Summit acontece já nos próximos dias 26, 27 e 28 de abril, em Lisboa. Descubra mais sobre a primeira edição do evento internacional com Ewald-Marco Muenzer, Presidente da EWABA, uma das promotoras da conferência.

O que motivou a organização do 1º evento B+ Summit?

A crescente discussão em torno da revisão dos padrões de CO2 nos veículos pesados e o papel de misturas mais ricas nos biodieseis (B+) levou-nos a organizar esta conferência em conjunto com a EBB e a ABA, membro português da EWABA. A cimeira vem criar uma oportunidade privilegiada para conhecer e contactar com outros players que partilham os mesmos interesses, contribuindo para um debate produtivo sobre a descarbonização em grande escala dos veículos pesados através de misturas de biodiesel enriquecidas. Teremos diferentes oradores internacionais a subir a palco para discutir problemas centrais no mercado europeu, a falta de apoios em toda a UE e também os casos de estudo que mostram o sucesso da promoção de misturas mais ricas nos biocombustíveis. O nosso objetivo passa por destacar a importância que os biocombustíveis de resíduos e outros avançados podem ter na descarbonização dos transportes, especialmente em setores difíceis de descarbonizar como o dos veículos pesados.

Porque motivo escolheram Portugal para receber esta 1ª edição?

Além de ser um belíssimo país, Portugal é um dos melhores exemplos europeus(e do mundo) em economia circular. O país tem-se focado na recolha de resíduos, na sua recuperação e reutilização de culturas alimentares não usadas em combustíveis renováveis. Muitas empresas iniciaram a sua operação em Portugal devido à legislação favorável aos biocombustíveis de resíduos e outros avançados, sendo a grande maioria parte da rede da EWABA e ABA. Apesar disso, faz ainda falta uma ferramenta regulatória com incentivos financeiros mais fortes e gostaríamos que esta conferência endereçasse a problemática numa escala nacional e, claro, internacional.

Na visão da EWABA, quão importante é o trabalho conjunto dos Estados membros e     players na indústria para descarbonizar o setor do transporte europeu?

À medida que o setor dos transportes se eletrifica, funde-se também com o setor da energia. E há um grande potencial para descarbonizar alguns tipos de transporte, como veículos de serviço ou autocarros, de uma forma mais rápida do que outras. A transição energética visa reduzir as emissões de GEE ao nível da energia, através de diferentes formas de descarbonização. É possível, hoje, obtermos misturas de biocombustíveis mais ricas sem serem necessárias transformações profundas ao nível das infraestruturas do motor ou da produção de combustíveis, contribuindo para evitar milhares de emissões de CO2 nas próximas décadas. Não existe uma solução única para descarbonizar a totalidade dos transportes ou os subsetores como o marítimo, aéreo ou rodoviário. Todas as tecnologias sustentáveis têm um papel importante para alcançar o objetivo de emissões zero. Os biocombustíveis sustentáveis e derivados de resíduos, produzidos a partir de óleos e resíduos que de outro modo seriam desperdiçados, podem contribui para alcançarmos essa meta mais rapidamente.

Que resultado esperam alcançar com a conferência B+ Summit?

De modo a alcançar o melhor nível possível de descarbonização no setor dos transportes, as culturas alimentares com disponibilidade limitada devem ser utilizadas da forma mais eficaz para a assegurar uma situação vantajosa para todos os meios de transporte e cidadãos da UE. Esperamos que esta conferência seja a faísca no debate sobre neutralidade tecnológica e custo-eficiência, que trace um terreno comum entre o setor dos transportes e que apoie as PME e as melhores ferramentas já disponíveis para uma descarbonização eficiente.

Gostaríamos de conquistar um propósito comum nesta missão rumo a uma estrutura regulatória que assegure um uso mais justo de gorduras residuais de culturas alimentares para o setor de transportes - aéreo, marítimo e rodoviário. Apoiamos a utilização de misturas de biocombustíveis mais ricas em todos os setores, conforme as suas imposições técnicas, para alcançar uma maior descarbonização, mas também estamos atentos ao facto de que a competição entre setores, quando não é gerida de forma eficaz, pode limitar o potencial de descarbonização ou até induzir o aumento das emissões do transporte. Enquanto indústria que trabalha há 15 anos para recolher, recuperar e reutilizar matéria residual, gostaríamos de ver o transporte num percurso claro pela sua descarbonização em que apoie a inovação, o crescimento de tecnologias verdes e a eficiência e otimização energética contínua, assim como um quadro de medidas que abrace esta visão.

A conferência B+ Summit vai reunir entidades e representantes de topo para discutir o futuro da mobilidade nos transportes pesados, rumo à sustentabilidade. Conheça a agenda completa e reserve o seu lugar.