12/29/2023

Um ano cheio de energia mais verde

O ano que agora termina trouxe importantes momentos e avanços para a Bioenergia Avançada. A ABA, em conjunto com os seus associados, esteve na linha da frente para os assinalar, promover e apoiar, com vista a reforçar o leque de energias limpas e sustentáveis.

A descarbonização de Portugal faz-se com recurso a diferentes fontes sustentáveis, respondendo às necessidades de todos os representantes nas suas particularidades, nos seus desafios e nas suas exigências específicas, contribuindo assim para acelerar a transição para uma energia baixa em carbono. Em 2023, a ABA teve oportunidade de participar na discussão, em direção à independência energética do país assente em fontes mais verdes, tanto através da presença em eventos como no lançamento de relatórios de relevo ou do apoio aos seus associados em momentos de destaque.

Primeira edição europeia do B+ Summit 2023 em Portugal

Com a ambição de discutir a transição energética e a aceleração da redução de emissões nos transportes pesados com recurso a biocombustíveis e outros combustíveis verdes, a primeira edição da conferência europeia B+ Summit trouxe a Lisboa mais de 300 participantes, entre eles operadores, legisladores, produtores e ambientalistas.

Nesta primeira edição, os painéis de debate e os diferentes oradores evidenciaram algumas das potenciais soluções e medidas para que a Europa possa acelerar o seu caminho rumo à descarbonização de diferentes setores. Entre os temas discutidos, surge com maior peso a necessidade de definir o planeamento europeu na transição energética dos transportes pesados, contando com a adaptação estruturada à realidade de cada país, assim como a importância de desenhar um quadro legal sólido para apoiar as opções de escolha das empresas e transmitir maior segurança no percurso de descarbonização.

Ainda durante esta edição, mais de 50 representantes do setor assinaram um acordo essencial para acelerar discussão e ação rumo à transição energética do setor. As três entidades promotoras (ABA, EWABA e EBB), em conjunto com mais de 20 associações europeias e mais de 30 empresas líderes no setor, fecharam e assinaram o Manifesto para a Descarbonização dos Transportes Pesados com recurso a combustíveis verdes, de forma a defender o seu potencial para a economia circular, bioeconomia e independência da Europa em relação aos combustíveis importados.

Boas perspetivas no Relatório Semestral ABA

Em julho, foi tempo de publicarmos a 4ª edição do Relatório Semestral, no qual, em conjunto com os nossos associados, exploramos o panorama atual da Bioenergia Avançada, conquistas e desafios para o futuro.

Os números de crescimento pintaram uma perspetiva positiva para a missão de descarbonizar o país. Com diversidade nas fontes de resíduos utilizados para a produção, bem como no aumento desta produção, o Relatório é um documento importante para que todos os representantes do setor, dos operadores aos consumidores, passando pelos produtores e legisladores, compreendam a importância dos biocombustíveis avançados e outros combustíveis verdes produzidos a partir de resíduos, para a transição energética, em diferentes setores.

O futuro na Forbes Annual Summit

Seguindo o mote “Empower the Future”, a conferência anual da Forbes em Lisboa contou com a participação de diferentes representantes no caminho pela descarbonização do país. Da construção à indústria, passando pela mobilidade, economia azul e empresas, a conferência debateu estratégias, desafios e objetivos para o futuro. Através da presença da ABA e do associado Eco-Oil, os combustíveis com baixo teor de carbono foram promovidos enquanto solução de relevo no leque de energias disponíveis para apoiar todos os operadores nesta mudança.

Apoiar a próxima geração de líderes

Com vista à partilha de conhecimento, casos de sucesso e ferramentas já disponíveis para auxiliar a transição energética, a ABA e os seus associados estiverem presentes em diferentes momentos junto da comunidade académica. A informação sobre o caminho percorrido, o esclarecimento sobre desafios para o futuro e a disponibilidade para trabalhar, em conjunto, em soluções para acelerar a descarbonização fazem parte destas parcerias, com vista à preparação dos líderes do amanhã.

Os quatro anos de atuação da ABA no mercado nacional são feitos de crescimento e, cada vez, mais apoio e concertação com todos os associados. O próximo ano surge no horizonte com perspetivas positivas no setor da Bioenergia Avançada e dos combustíveis verdes, marcadas pela vontade de auxiliar todos os representantes do setor no seu caminho de descarbonização e autonomia energética.